A congregação que veio a tornar-se a Igreja Batista Histórica em Conselheiro Lafaiete teve seu início com quatro pessoas, inclusive o pr. Daniel Deeds e sua esposa Eni. Temos gratidão em especial ao pr. Sebastião José Gomes e toda a Igreja Batista Central em Honório Gurgel, RJ, pelo apoio prestado no início do trabalho, que se deu tanto de forma material, espiritual e através de visitas regulares em que muitos membros se deslocaram até nossa cidade. Também temos grande apreço pela ajuda recebida do pr. Nataniel Sabino que, durante um período de quase dois anos, prestou assistência semanal à congregação. No dia 02 de novembro de 2002, a Igreja Batista Central de Honório Gurgel promoveu a organização da Igreja Batista Histórica em Conselheiro Lafaiete, com 22 membros fundadores.

Desde o início, a Igreja Batista Histórica tem sido uma igreja Reformada, aderindo aos cinco “solas” da Reforma Protestante, adotando como seu credo oficial a Confissão de Fé Batista de 1689.

No ano de 2008, através da recomendação da igreja Northwest Bible Church em Oklahoma City, EUA, nossa Igreja se afiliou como membro da F.I.R.E. (Fellowship of Independent Reformed Evangelicals Comunhão de Evangélicos Reformados Independentes).

No ano de 2010, mais dois pastores foram ordenado para servir na igreja, a saber, os irmãos Adriano Elias Alves Vieira e Geraldo Rodrigues dos Santos, que têm cooperado com o pastor Daniel Deeds nesta obra.

Em 2013, pela graça de Deus, mudamos de um local alugado para uma sede própria na Rua José Coelho 600,  Bairro Jardim Cachoeira em  Conselheiro Lafaiete – MG.

Esta história ainda continua a ser escrita, pela graça e misericórdia do Senhor Jesus. A Ele toda a glória!